A Escola pode ser concebida como pólo sócio-cultural, quando o conhecimento já sistematizado pela humanidade é socializado, trabalhado de forma integral e vinculado à realidade, proporcionando assim a ampliação das possibilidades de conhecimento dos alunos. Em conseqüência disso, cabe à escola ensinar, garantindo a aprendizagem de certas habilidades e conteúdos que são necessários para a vida em sociedade, oferecendo instrumentos de compreensão da realidade local e, também, favorecendo a participação dos educandos em relações sociais diversificadas e cada vez mais amplas.
Para que isso ocorra é preciso que a escola traga para dentro de seus espaços o mundo real, do qual essas crianças e professores fazem parte, reconhecendo que os sujeitos não são harmoniosos, por viverem num mundo permeado de contradições, palco de conflitos e disputas de hegemonia, quando a classe favorecida procura propagar seus valores, como nos lembra Neidson Rodrigues (1992:19): “se o real fosse linear e natural, como querem os detentores da ordem, a escola não representaria qualquer ameaça aos objetivos desses grupos. O problema é que o real não é natural, não é externo. O real é histórico, e a história é feita pelos homens. E essa história em construção, atropela as ideologias.”
Desta forma sendo histórica, a realidade será, essencialmente, uma produção humana que pode ser mudada e transformada. É dentro deste contexto que se situa a Escola Edson Luis na de desenvolver uma proposta de trabalho pautada na formação de um sujeito que seja capaz de acompanhar e intervir nas mudanças pelas quais passa a sociedade.
A escola, dentre outras funções, funciona como um espaço de debate, de discussão, de ampliação dos valores da própria cultura, da própria civilização e do grupo social a que ela entende, permitindo assim uma integração cultural não pela dissolução dos valores tradicionais da sociedade, mas pela incorporação dos novos valores que, agora, são conquistados e transmitidos pela prática educacional.
Neste sentido, esta instituição sendo um espaço público de desenvolvimento sócio-cultural na comunidade na qual está inserida, cujo foco principal é a formação integral do ser humano e a garantia do direito a educação para todos. E, por conta disto uma das dimensões do trabalho educativo é a tentativa de superação do modelo de escola elitista e tradicional, transformando este espaço em uma escola pública pautada na inclusão social.